Como faço para ver o IMEI do meu celular?

bmix/ agosto 16, 2017/ Dicas/ 0 comments

IMEI é a sigla para International Mobile Equipment Identity, que em português significa “Identificação Internacional de Equipamento Móvel”.

Em outras palavras, é um número único que identificada cada aparelho de telefone celular. O número IMEI é normalmente colado em um adesivo no compartimento da bateria. Outra forma de se obter o IMEI é digitar direto no aparelho o código: *#06# . Com a digitação deste código, não é necessário abrir ou desligar o celular para descobrir o IMEI.

Esse número de identificação é armazenado em um banco de dados da operadora (EIR – Registro de identidade de equipamentos) contendo todos os equipamentos móveis válidos. Quando é reportado um roubo de telefone e o IMEI do celular é informado à operadora, esse IMEI é marcado como inválido, e o celular não pode mais ser habilitado. O número consiste de 4 grupos, que seguem o padrão: nnnnnn--nn-nnnnnn-n.

Quando o aparelho é bloqueado pelo IMEI, fica apenas bloqueado no país, mas se for usado no exterior, funciona normalmente. Isto é uma deficiência na utilização do código IMEI para aumentar a segurança e coibir roubos de aparelhos, mas sem dúvida, se todos os celulares roubados fossem bloqueados logo em seguida, o número de celulares roubados cairia drasticamente.

Você sabe o IMEI do seu aparelho?

Anote-o em um local seguro para que possa bloquear seu aparelho caso o mesmo seja roubado. Para nunca perder o seunúmero de IMEI, mande um e-mail para você mesmo com este número e use caso precisar. Se você for organizado, na nota fiscal também existe este número. Basta guardá-la para sempre!

Share this Post

Deixe uma resposta